Introdução

Requisitos de Imigração Brasileiros

Introdução

Obter um visto para o Brasil pode significar um processo muito díficil e desgastante, pode depender da duração da sua estadia e dos motivos pelos quais viaja ao Brasil.

Se for cidadão português e viajar para o Brasil como turista, está isento do visto por um período de 90 dias, renováveis por mais 90 aquando antes da sua expiração, perfazendo um total de 180 dias por ano.

Os países que não necessitam de visto são, na maioria, os da União Europeia e da América Latina. Os países como os Estados Unidos da América, Canadá, Austrália e México, por sua vez, necessitam de vistos de entrada no país.

Para saber se necessita de visto, entre em contacto com a embaixada ou consulado brasileiro no seu país de origem, pois os sites oficiais e governamentais brasileiros estão disponíveis apenas em português e não fornecem informações detalhadas.

Os tipos de vistos como os de turista ou de trânsito são, geralmente, fáceis de obter. Para os restantes, pode ser necessário alguma papelada e boa dose de paciência.

Antes de partir para o Brasil

Independentemente do tipo de visto que solicitou, o seu passaporte deve apresentar no mínimo, seis meses de validade. Para pedir o visto, faça-o na embaixada ou consulado brasileiro no seu país de origem. Lá, poderá lhe ser cobrado uma taxa, que varia consoante o seu país.

Uma vez no Brasil, poderá prolongar a sua estadia por um período de 90 dias, se possuir um visto de turista. Os restantes vistos, temporários ou permanentes, variam substancialmente de acordo com a duração da estadia e os pré-requisitos.

Se pretender trabalhar no Brasil, deverá solicitar um visto de trabalho e um visto de residência. Solicite-o antes de partir para o Brasil, na embaixada ou consulado do seu país de origem.

Depois de chegar ao Brasil

Os titulares de vistos para mais de 90 dias, terão de se registar no prazo de 30 dias, após a chegada ao Brasil na Polícia Federal, para obter um cartão de identidade de estrangeiros (CIE - Cédula de Identidade de Estrangeiro).  É aconselhável trazer sempre consigo sua a identificação, recomenda-se que se faça acompanhar da sua CIE, em vez do seu passaporte.

Durante o processo de pedido da CIE, irá receber um RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), ou seja, um número de registo que aparecerá no CIE., onde lhe vão ser tiradas as suas impressões digitais que, depois, serão mostradas no seu CIE.

Para aqueles que pretendam trabalhar no Brasil, também, irão necessitar de uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A carteira de trabalho está disponível no Ministério do Trabalho e Emprego, e o cartão de identificação fiscal (CPF / CIC) no Ministério da Receita e da Fazenda.

Ler mais

Considera este artigo útil?

Gostaria de fazer comentários, actualizações ou colocar questões? Escreva aqui: