Se você contribuir para a segurança social portuguesa, você e sua família têm direito ao livre ou subsidio de tratamentos médicos e dentários.
Os benefícios incluem, clínico geral e cuidados especializados, a hospitalização, serviços de laboratório, descontadas drogas e medicamentos, atendimento odontológico básico, cuidados de maternidade, equipamentos e transporte.
A maioria dos portugueses são abrangidos pelo regime de Portugal no domínio da saúde pública, incluindo os aposentados residentes da UE (com um cartão de residência) receber uma pensão estatal. Se você não têm direito às prestações de saúde pública através do pagamento de segurança social ou receber uma pensão estatal de outro país da UE, tem de ter normalmente seguros privados de saúde e deve apresentar a prova de seguro quando o seu pedido de um cartão de residência . Se você for um nacional da UE em idade de reforma, que não é beneficiária de uma pensão, poderá ter direito a benefícios de saúde pública se puder mostrar que você não pode pagar seguros privados de saúde.
Qualquer pessoa que tenha pago regularmente as contribuições para a segurança social noutro país da UE durante dois anos completos antes de vir para Portugal (por exemplo, para procurar um emprego) tem o direito de cobrir a saúde pública por um período limitado, a partir da data da última contribuição à segurança social feita em Seu país natal. Segurança social formulário E106 deve ser obtido a partir da segurança social no seu país e atendendo ao seu escritório local da segurança social em Portugal. Do mesmo modo, os reformados e os da recepção das prestações de invalidez deve obter formulário E121 do seu país de origem para a segurança social administração.
Você será registrado como um membro da segurança social e será dado um cartão de segurança social, uma lista de médicos e hospitais locais, e informações gerais sobre os serviços e encargos. Se você está recebendo uma pensão de invalidez ou de outras prestações de segurança social em razão da falta de saúde, deve-se estabelecer exatamente como viver em Portugal irá afectar estes benefícios. Em alguns países, existem acordos recíprocos em matéria de invalidez direitos, mas você deve confirmar que se aplicam ao seu caso.
Os cidadãos dos países da União Europeia e Espaço Económico Europeu (EEE) países (Islândia, Liechtenstein e Noruega) são capazes de fazer os pagamentos em seu país natal direito a usar serviços públicos de saúde em Portugal e outros países da UE e dos países do EEE.
O sistema de saúde Português coloca a tónica na prevenção e cura, em vez de tratar doença, em vez de promover a boa saúde. Há pouco medicina preventiva, embora isso mudou nos últimos anos e agora existem controlos regulares saúde para crianças e idosos, bem como um programa de imunização completa crianças.
O serviço público de saúde tem recursos limitados para tratamento de ambulatório, enfermagem e cuidados pós-operatórios, geriatria assistência, doenças terminais e tratamento psiquiátrico.
No passado, o sistema de saúde Português foi criticado principalmente para um tratamento devido à escassez pessoal, longa espera listas como resultado de uma falta de instalações hospitalares, e um general desumanização dos doentes. Muitos destes problemas foram relacionados com pesadas burocracia e má gestão.
Embora muitos destes problemas ainda existem, a situação geral melhorou bastante nos últimos anos eo sistema de saúde tornou-se muito mais "transparente". Entre outras coisas, os pacientes têm agora uma lista dos direitos que podem esperar do serviço de saúde. No entanto, é geralmente considerado que o sistema de saúde Português está mal na necessidade de um consenso geral sobre-lanço (que foi prometida por sucessivos governos, mas ainda não se concretizou).
O departamento de segurança social em Portugal dispõe de um serviço de atendimento gratuito (linha verde) para obter informações e investigações funcionamento Segunda a sexta-feira das 9am às 7pm (Tel. 800-290 029) e um site completo (em Português só), que inclui documentos para download (www.seg-social.pt ).
Se você estiver com direito a segurança social benefícios sanitários num outro país da UE ou num país com uma recíproca saúde acordo com Portugal, vai receber gratuitamente ou diminuição dos custos de tratamento médico em Portugal. Residentes da UE devem aplicar-se para um certificado do direito ao tratamento (formulário E111) de seu escritório local da segurança social, pelo menos, três semanas antes de viajar para Portugal.
O formulário E111 poderá ser utilizado para uma estadia de três meses de duração apenas. Se você utilizar o E111, em Portugal, terá de pedir o reembolso de segurança social (instruções são fornecidas com o formulário), o que pode demorar um certo número de meses. No entanto, você ainda pode receber um grande projeto de um hospital Português, como seu local de saúde autoridade assume uma percentagem do custo só. Note-se que um formulário E111 emitido no estrangeiro (ou seja, não em Portugal), não é válida em Portugal, se você for um residente Português.
Os países participantes incluem todos os Estados membros da UE e na maioria dos outros países europeus, com excepção da Albânia, Suíça e Turquia. Os E.U.A. não tem um acordo de recíprocidade em saúde com Portugal e por isso, os americanos, que não são abrangidos pela segurança social devem ter seguros privados de saúde em Portugal. Visitantes britanicos e aqueles que planejam viver em Portugal podem obter informações sobre o tratamento recíproco saúde do Departamento de Segurança Social, Overseas Branch, Newcastle-upon-Tyne, NE98 1YX, UK.