A importância da aprendizagem do Português aquando (ou ainda melhor, antes) da sua chegada ao Brasil não pode ser mais referido. Empregos que não exigem o português são extremamente raros e ser-se um estrangeiro à procura de trabalho no Brasil já é, suficientemente, díficil. Queira certificar-se de que se pode candidatar a todas as ofertas de emprego para as quais está qualificado para.
A outra prioridade máxima é ter uma rede adequada. No Brasil, muitas vezes não interessa os conhecimentos que tem, mas sim as pessoas que conhece. Portanto, comece por ter actividades sociais, como juntar-se a um clube desportivo onde poderá conhecer pessoas novas num ambiente mais relaxado. É escusado, referir que quanto melhor for o seu português, mais facilidades terá em fazer novos contactos para mais tarde, contactar as pessoas e as empresas que fazem parte do seu campo de interesse.
A fim de poupar tempo e evitar alguns problemas durante os primeiros meses no Brasil, o melhor seria conseguir arranjar um emprego antes da sua partida. Como um visto de trabalho é muito difícil de obter (ver secção dos vistos), deverá candidatar-se para obter o visto, ainda antes da sua ida para o Brasil. No entanto, para fazer isso, precisará de um trabalho pré-garantido. Precisará, também, do ter um empregador para iniciar o processo de candidatura para ao visto de trabalho.
Onde procurar emprego
Para além de ser necessário ter uma boa rede de contactos, a sua procura poderá passar por ver empregos em jornais, em agências e na internet. Um dos sites mais populares na procura de emprego é o Catho .
Se tiver as qualificações necessárias, poderá procurar, também, em sites de empresas multinacionais e agências inter-governamentais que estejam sediadas no Brasil. No seu país de origem poderá procurar obter outras informações, quer em embaixadas quer em consulados, sobre as ofertas de emprego e ter acesso à lista de empresas internacionais que estejam sediadas no Brasil.
Quando procurar um emprego, mantenha-se atento a empregos e propostas fraudulentas. Muitas agências de recrutamento aproveitam-se da situação problemática dos estrangeiros e oferecem propostas tentadoras que acabam por ser falsas ofertas de trabalho. Não pague por serviços deste tipo, pois é quase sempre, um sinal certo de fraude!